Às vezes somos praticantes de alguma religião, professamos uma determinada fé. Conhecemos todos os seus ritos, no entanto nem sempre conhecemos a origem dos mesmos. Esse é o caso de preces e rituais, como a oração Salve Rainha.
Nesse contexto, a importância de conhecer as origens dessa parte que constitui a nossa fé tem base em uma questão de identificação.
Assim, saber em que contexto a oração Salve Rainha na íntegra foi dita pela primeira vez é importante para que a prece seja dita em outros momentos semelhantes, ainda que por pessoas diferentes,
A história da oração
Ainda que haja muitas histórias envolvidas, é possível detectar a mais confiável
Mais acima, comentamos um pouco sobre a importância de se identificar com o contexto em que uma oração foi pronunciada pela primeira vez. No entanto, tratando-se de qualquer tradição, é difícil traçar apenas uma origem para ela.
Há quem dia, inclusive, que essa oração é um hino que foi cantado por combatentes das cruzadas. Para te livrar das propostas mais improváveis, selecionamos aquela que parece ser a mais provável dentro do que defende a tradição católica.
Assim, o mais provável é que o monge alemão Herman Contrat tenha escrito a oração em 1050. De acordo com o Padre João Carlos de Almeida, o monge foi uma criança muito doente durante sua infância.
A internação e o milagre

Uma criança doente que se torna um profissional competente e longevo
Nesse contexto, consagrado à Virgem maria por sua mãe, Contrat foi entregue para ser cuidado por monges beneditinos. Como seus pais não tinham condições de criar uma criança tão doente, preferiram confiar a criança aos fiéis em um regime de internato.
Dessa forma, o já então homem Comrat foi estimulado a estudar e trabalhar, tornando-se um exímio profissional apesar das adversidades. Assim, esta é uma característica na qual as pessoas podem focar ao se identificar com o autor da oração Salve Rainha.
A oração Salve Rainha
Não conhece ainda? Confira abaixo!
“Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.” (Oração Salve Rainha)