A Oração da Serenidade foi escrita em 1934 pelo teólogo e escritor americano Reinhold Neibuhr (1892-1971). Reinhold, era filho de um pastor protestante, e assim como o pai também se tornou um.
Além de se destacar como pastor, ele também foi um grande teólogo, trabalhando na faculdade do Seminário Teológico. Seus escritos viraram referências, e ele ficou conhecido por se envolver em questões públicas e éticas.
A Oração da Serenidade de Reinhold Neibuhr foi impressa pela primeira vez em 1950. Nela podemos perceber a confiança dele no Senhor.
Na primeira parte da prece são feitos três pedidos: serenidade para aceitar as coisas que não é possível mudar por si mesmo, coragem para superar as coisas que se pode e sabedoria para saber a diferença entre as duas situações.
Já na segunda e última parte da oração, Reinhold Neibuhr pede prudência para aceitar as dificuldades da vida como um caminho para a paz, assim como fez Jesus Cristo nesse mundo pecador, e não como nós mesmo faríamos.
Oração da Serenidade
“Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para a paz; indagando, como fez Jesus, a este mundo pecador, e não como eu teria feito; aceitando que o Senhor tornaria tudo correto se eu me submetesse à sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com o Senhor para sempre no futuro. Amém.”