O surgimento da web nos últimos anos mudou completamente nosso estilo de vida e hábitos de consumo.
Hoje tudo está acessível, a apenas um clique de distância. É por isso que a forma de chegar aos consumidores evoluiu enormemente.
Na verdade, o marketing se adaptou e transpôs para a web, daí o nome marketing digital. Essa ação trata-se de alcançar as pessoas, onde elas passam a maior parte do tempo, mas principalmente onde consomem: a internet.
Portanto, eles voltaram para o marketing digital para atender à demanda e ao crescente interesse dos consumidores.
O marketing em motores de busca como Google e Bing, marketing em redes sociais e web design, são exemplos de meios implementados de forma conjunta ou independente.
O CEO da empresa High Stakes Marketing Digital, explica que tudo depende da estratégia implementada pela empresa e a sua publicidade.
Acessível, eficiente e mensurável: os benefícios são inúmeros, agora resta entender como usar de forma eficaz todas as ferramentas. Acompanhe!
Tenha uma estratégia digital eficaz
Os objetivos são diversos: aumentar o contato, o preenchimento do formulário, o volume de chamadas, as vendas online, a média do valor monetário e entre outros.
Cumprida essa etapa, será necessário estabelecer a persona, ou seja, seus clientes-alvo. Vários fatores precisarão ser determinados para entender totalmente a quem as campanhas de marketing digital terão como alvo, em particular:
- Quantos anos têm essas pessoas?
- Quais são seus estilos de vida, interesses, hobbies?
- Onde eles moram e que línguas falam?
- Qual é a sua renda anual?
Tendo isso em mente, pode começar a pesquisar sobre como os seus clientes se comportam na web, por exemplo:
- Que tipo de conteúdo chama a atenção deles?
- Como eles formulam seus pedidos?
- Quais palavras-chave correspondem melhor ao que procuram?
- Eles usam seus dispositivos móveis na maioria das vezes?
- Em caso afirmativo, qual sistema operacional eles preferem, iOS ou Android?
- Qual página do seu site chama mais ou menos a atenção deles?
- Eles permanecem na sua página por muito tempo ou saem do site após alguns segundos?
Também é fundamental analisar o mercado em que sua empresa atua. Validar as intenções de pesquisa de seus clientes e a popularidade do produto que você está oferecendo.
Esta análise nos permitirá guiá-lo quanto às táticas a serem estabelecidas, bem como o orçamento a planejar. Alguns mercados são extremamente competitivos e exigem maiores investimentos.
Para outros produtos menos conhecidos e procurados, precisaremos considerar o uso de campanhas de conscientização da marca para comercializar seu produto para os consumidores.
O funil de conversão
Na verdade, seria muita ilusão pensar que todos os usuários que visitam um site ou qualquer outra forma de presença online convertem na primeira visita.
A fim de fazer com que os usuários que visitam os sites se tornem clientes fiéis, várias estratégias devem ser postas em prática.
O objetivo é reduzir a lacuna entre a parte superior e a inferior do funil. As fases representam os diferentes estados de ação em que o alvo está localizado em relação a uma marca, produto ou empresa.
A fase de atenção
As pessoas nesta parte do funil ainda não conhecem a marca, o produto e a empresa. Essas campanhas de notoriedade é uma oportunidade favorável para aumentar a popularidade de uma marca, focando em:
- Melhor visibilidade;
- Maior número de impressões;
- Frequência de distribuição razoável, mas eficaz.
O objetivo em si é apresentar a oferta da empresa a consumidores que não eram clientes, ou que inicialmente não a conheciam.
Táticas adaptadas a esta fase:
- Publicidade em redes sociais: como o Facebook, graças aos diversos parâmetros de segmentação e opções de público que oferecem na plataforma;
- Redes de publicidade: como a do Google, por meio de opções de exibição em Display e publicidade programática.
A fase de consideração
Neste estágio, é preciso alcançar usuários que estão prontos para converter, mas que ainda não escolheram a marca ou fornecedor com quem farão negócios.
Dessa forma, é preciso implantar táticas pensadas para atender às suas necessidades específicas, como:
- Um anúncio com o produto que os usuários visualizaram anteriormente;
- Um e-mail para lembrá-los do item que deixaram no carrinho;
- E por fim, influenciá-los em seu processo de compra.
Táticas adaptadas a esta fase:
- Campanhas de SEO pagas: diversas pesquisas mostraram que essa função em mecanismos de pesquisas, como o Google e o Bing, são excelentes estratégias para impulsionar o seu negócio;
- Boa classificação orgânica: graças às táticas de SEO, também permite interceptar um usuário no momento certo. Pois, o primeiro resultado da pesquisa orgânica tem 10x mais chances de obter um clique do que o link que aparece na 10ª posição;
- Marketing de conteúdo: inclui a criação e publicação de conteúdo de qualidade, como artigos, vídeos, tutoriais e infográficos podem influenciar a decisão de usuários.
A fase de ação
É aqui que todo o esforço que você coloca nas fases superiores se concretiza. Na verdade, é a realização dos objetivos que você deseja que o usuário alcance, por exemplo, transações.
Para permitir que seus visitantes se transformem em leads, o site deve ser otimizado e oferecer uma experiência de usuário poderosa e intuitiva.
Táticas adaptadas a esta fase:
- Otimização da taxa de conversão (CRO);
- Otimização da experiência do usuário (UI);
- Criação de campanhas de remarketing.
A fase de lealdade
Neste ponto do funil, você deve cultivar um relacionamento consistente com seus clientes atuais sem sobrecarregá-los com conteúdo.
A linha às vezes é muito fina, você tem que saber interagir de forma medida. Focar nos clientes já engajados com sua marca e estar presente em suas mentes é essencial.
Por isso, lembre-se de que seus clientes atuais são seus melhores embaixadores.
Táticas adaptadas a esta fase:
- Marketing automatizado por e-mail: boletim informativo, cadeia de e-mail e entre outros;
- Gestão da comunidade: mais conhecida como redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e entre outros.
Coloque todas essas práticas no seu negócio e veja o seu produto ou serviços ser o mais desejado pelos clientes.
Se você gostou das nossas dicas, deixe o seu comentário contando a sua experiência com o marketing digital e compartilhe com os seus conhecidos.